O que os gladiadores bebiam?

Cena do filme Gladiador

Traduzido de What were gladiators drinking?

Gladiadores romanos usavam como bebida energética provavelmente uma bebida feita de vinagre, água e cinzas de planta – esta foi a conclusão de cientistas que estudaram os restos mortais de guerreiros de Éfeso (moderna Turquia), descobertos em 1933.

Analisando os restos mortais de gladiadores (22 corpos preservados), os cientistas da Áustria notaram que os ossos continham quase duas vezes mais estrôncio; em comparação com outros habitantes da cidade (31 corpos sobreviventes) que seguiram uma dieta semelhante [1]. Com base nesses estudos, havia a suspeita de que talvez os gladiadores bebessem uma bebida especial. O cinza era usado na cozinha pelos romanos para lhe dar um sabor “defumado” e para fins de saúde.

Acreditava-se que a bebida reduzia a dor, aumentava a imunidade, regenerava o corpo e reconstruía os ossos [2]. Esse tipo de bebida é mencionado por Plínio, o Velho, em sua obra “História Natural”, que sugeria que os gladiadores a bebiam logo após a luta.

Sua Lareira deve ser sua caixa de remédios. Beba lixívia feita de suas cinzas e você ficará curado Pode-se ver como os gladiadores depois de um combate são ajudados bebendo isso.

Plínio, o Velho, História Natural, XXXVI.203

Notas de rodapé

[1] A dieta dos romanos não era rica em proteínas. Os gladiadores, como outros residentes, comiam muitos produtos de grãos (principalmente cevada e trigo) e pouca carne. Fava também era comida. Devido ao fato de que os gladiadores se baseavam principalmente na dieta de cevada, eles eram chamados de hordearii – que significa “comedores de cevada”.

[2]Hoje em dia, com muito esforço, ingerimos cálcio e magnésio.

Fontes

Gladiator Gatorade: Ancient Fighters Drank Tangy ‘Sports Drink’, “LiveScience”, 27.10.2014
Roman gladiators ate a vegetarian diet – and washed it down with a ‘sports drink’ of plant ashes and vinegar, “Daily Mail”, 21.10.2014

Nota do tradutor: Não tente preparar uma bebida semelhante. A cinza pode conter substâncias tóxicas!

O texto acima foi traduzido por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle do original What were gladiators drinking?, com a gentil autorização de Jakub Jasiński, detentor dos direitos autorais.

Escreva um comentário