Instrumentação 1 – 2020 e 2021

Acompanhe a sequência abaixo.

Aulas gravadas

Aulas do ano 2021

Aula do dia 18 de junho de 2021
https://drive.google.com/file/d/13DjSHvhk9VL9c-fY0TTNvzSr2IK2aIZ2/view?usp=sharing

Aula do dia 25 de junho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1XqxbVtEv6PURjZhyiBEARt6ZgtqCxUIt/view?usp=sharing

Aula do dia 02 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1K0hXMMfNevB0mhxPQdgaQjokrY8g-edF/view?usp=sharing

Aula do dia 09 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1umxVj0p5lcWm-3HPdbSpu2F7dDfyG9nh/view?usp=sharing

Aula do dia 16 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1y1BXM8wphUVUAU8zqS9GPgmpHTjsGbpN/view?usp=sharing

Aula do dia 23 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1o3Z5O_YenH5ItFNkW-LYEpBsvFkYnNFd/view?usp=sharing

Aula do dia 30 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1KYore4vrWGQlnZmiLEfvWBiwCd87fnV4/view?usp=sharing

Aula do dia 06 de agosto de 2021
https://drive.google.com/file/d/18zy4aRuJ0YuteKIhD3y5uqjgsuInRvaM/view?usp=sharing

Aula do dia 13 de agosto de 2021
https://drive.google.com/file/d/17V1G-2_1l38nGtP9jGVRIpozrjwjYnqQ/view?usp=sharing

Aula do dia 20 de agosto de 2021
https://drive.google.com/file/d/1bBp3KLVjN69a7NZcynPmGdhYM9oKAv75/view?usp=sharing

Aula do dia 27 de agosto de 2021
https://drive.google.com/file/d/1z2Fh7qVQvReHlb-VGRmukerfGwrJOLWn/view?usp=sharing

Aula do dia 03 de setembro de 2021
https://drive.google.com/file/d/142qHPKhPb8MYiHt0gc9RwXeKQrSwYW62/view?usp=sharing

Aulas do ano 2020

Aula – Introdução
https://drive.google.com/file/d/1W75-W9zwSn3jCS3N13X5Up-0KMoosHQl/view?usp=sharing (acesso com e-mail institucional)

Aula – Busca na internet e base de dados
https://drive.google.com/file/d/10ob2SESfAe_tFO0OBf35i3llS3L5ARFj/view?usp=sharing (acesso com e-mail institucional)

Aula – Apresentação, slides e PowerPoint
https://drive.google.com/file/d/1AkDcvHwjYUoiLRqn9OWJM1CYOLkAMEgg/view?usp=sharing (acesso com o e-mail institucional)

Aula – Segurança, espionagem e privacidade (parte 1)
https://drive.google.com/file/d/17vY3MSEUbBKYgnCYCbTfebO83m8gCjLR/view?usp=sharing

Aula – Segurança, espionagem e privacidade (parte 2)
https://drive.google.com/file/d/1hWrjKvbuSLCgiB1sEBPDtvYQwKLqhT8E/view?usp=sharing

Produção de conteúdo colaborativo
https://drive.google.com/file/d/1ypeKOV9_3VkfZ7mourKujdZrXTMe_DZo/view?usp=sharing

Redes sociais
https://drive.google.com/file/d/1uRm73c4Sn2FNG41eJV01saY_9ms-y6C4/view?usp=sharing

Cursos e aulas online
https://drive.google.com/file/d/1B3b7Top3jcwLbn8uxakmRRVTFeTBvw8F/view?usp=sharing

Celulares, tablets e educação
https://drive.google.com/file/d/16mKCk3eCBzUxk1c40VuW1Nr2-COwLGJL/view?usp=sharing

Dicas do professor

  • Sempre acesse as aulas e materiais no Google Drive usando a conta institucional ([email protected]).
  • Crie uma conta no site Quora (https://pt.quora.com/) – será útil para você acompanhar uma parte do conteúdo e realizar comentários pelo sistema do Quora.
  • Não divulgue abertamente informações sobre pirataria de softwares, livros, filmes durante as aulas. Isso é crime.
  • Não use os canais de troca de mensagens de aula para passar links de correntes, spam ou qualquer informação fora do assunto abordado. Se você está com dúvidas se o link é um golpe pergunte antes de lançar o link.
  • Faça perguntas durante as aulas, antes das aulas, depois das aulas… Pergunte! Somente com comentários, perguntas e críticas é que o professor poderá ajudar em sanar as dificuldades.
  • Insista com as perguntas e dúvidas. O professor pode perder o gancho e esquecer de responder a sua pergunta. Não entendeu? Pergunte mais uma vez!
  • O professor não terá condições de ensinar todos os detalhes de todas as ferramentas apresentadas em aula. Caso tenha uma dúvida simples do tipo “Como eu faço para enviar um arquivo no Google Drive?”, tente antes encontrar uma resposta no Google e/ou YouTube.
  • Problemas de acesso ao portal do aluno, matrícula, senha de acesso da Unipampa… devem ser tratados diretamente com o setor responsável na Unipampa. O professor não tem como solucionar este tipo de problema.

Dicas extras! 😉
– Você sentirá muito sono durante as aulas e após as aulas! Aprender cansa! Nosso cérebro precisa MUITO do sono para aprender. Durma! Ok… não vale dormir durante a aula! 😉
– Aulas podem ser chatas! Não é possível tornar todas as aulas de todas as componentes curriculares em algo maravilhoso e super atraente. Tente prestar atenção nas aulas chatas!
– Para cada hora de aula ‘presencial’ você precisa dedicar pelo menos mais uma hora de estudos. Em algumas componentes curriculares pode até precisar mais do que isso.
– Professores não conseguem adivinhar como será o futuro de sua carreira profissional. Então você provavelmente nunca usará tudo o que aprendeu durante a graduação na vida profissional.
– Aprendemos com repetições de informações. Então o professor repetirá a mesma informação várias vezes durante o semestre.

Sequência das aulas

Aula 1 – Apresentação da disciplina e introdução sobre o que é a internet (componente curricular)
Aula 2 – Busca na internet e bases de dados

Aula – Introdução

Responda o questionário de início da disciplina. (clique no link abaixo)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-VoR2xs9jzjT4m3Ffyfss9TGY85vLorDJx4HJxdrEy8F21g/viewform?usp=sf_link


Aula – Google Drive (Docs) e edição colaborativa

Acesse https://drive.google.com/


Aula – Busca na internet e em base de dados

Uso do Google Acadêmico (Google Scholar)

Sobre o Archive.Org

https://www.youtube.com/watch?v=IVbnyx5xM3A

Como usar o Google Imagens

Leia o texto em https://resultadosdigitais.com.br/blog/google-imagens/

Cuidado com as “bolhas de filtro” online (vídeo com legenda em português)


Aula – Direitos autorais

Leia os textos
– “O que significa royalty free?” http://ilucato.com.br/lucatowp/lang/pt-br/o-que-significa-royalty-free-what-does-royalty-free-mean/


Aula – Cores e design

Veja o texto em
Cores e design


Aula – Power point e apresentações


Aula – Wikipedia

Leia os artigos
Wikipedia, um recurso educacional aberto? ( https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/337/332 )
Wikis em Educação: potencialidades e contextos de utilização ( http://www.academia.edu/download/20231446/wikis.pdf )


Aula – Redes sociais

Sobre a ideia da ‘Teoria dos Seis Graus de Separação’ – https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_seis_graus_de_separa%C3%A7%C3%A3o

Leia os textos em
– Como sua indignação nas redes sociais pode ter efeito contrário ao desejado
https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-53503478

– The science behind our addiction to ‘likes’
https://www.forbesadvocate.com.au/story/6892055/the-science-behind-our-addiction-to-likes/ (acesse o texto traduzido para o português neste link https://docs.google.com/document/d/1RQG091SjI7IN4lwwN5M_fhg5r6zeQr59dfUU7qNemeQ/edit?usp=sharing )

– Fazendas de cliques (Clickfarms): Como funcionam?
https://controlf5it.com.br/blog/fazendas-de-cliques-click-farms-como-funcionam/


Aula – Inteligência artificial na educação

Podemos construir a IA sem perder o controle sobre ela? | Sam Harris (vídeo com legenda em português)


Aula – Cursos online e MOOCs

Daphne Koller: o que estamos aprendendo com a educação online [Daphne Koller: What we’re learning from online education]
OBS: o vídeo é antigo, mas mesmo assim é interessante.

Leia

MOOC (Massive Online Open Course): entenda o que é e como funciona


Aula – Espionagem, manipulação. privacidade, spam e fakenews

Assista todos os vídeos presentes em ‘Segurança, privacidade e espionagem na internet – vídeos’ http://www.emsintese.com.br/cursos/2017/seguranca-privacidade-e-espionagem-na-internet-videos/

Leia os textos
– ‘Repercussões das fake news na educação em ciências: estímulo ao pensamento crítico e reflexivo no ensino fundamental II‘.
Pesquisa da UFSB analisa papel de indivíduos céticos contra difusão de notícias falsas
O plano chinês para monitorar – e premiar – o comportamento de seus cidadãos
Entenda o escândalo de uso político de dados que derrubou valor do Facebook e o colocou na mira de autoridades [caso Cambridge Analytica]
Astroturfing
Alerta: aterrou um ditador!


Aula – Teoria da Carga Cognitiva


Atividades de avaliação

  • em breve mais informações.

Informações úteis

O que é uma API? https://canaltech.com.br/software/o-que-e-api/

O que significa TL;DR? https://www.significados.com.br/tl-e-dr/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20tl%3Bdr,%22didn’t%20read%22.

O que é ELI5? https://focanocliente.com.br/eli5-explain-like-im-5/

Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas no EAD
https://eadbox.com/ferramentas-sincronas-e-assincronas/

Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem
https://www.geekie.com.br/blog/gamificacao/


Dicas de livros

Atenção! A leitura destes livros não é obrigatória. É uma seleção de livros para quem tem interesse no assunto.

The Victorian Internet: The Remarkable Story of the Telegraph and the Nineteenth Century’s On-Line Pioneers (Tom Standage)
Superinteligência – Caminhos, Perigos, Estratégias (Nick Bostrom)
O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você (Eli Pariser)
Sem lugar para se esconder – Glenn Greenwald
Eterna vigilância: Como montei e desvendei o maior sistema de espionagem do mundo – Edward Snowden
LikeWar: The Weaponization of Social Media (P. W. Singer)

Escreva um comentário