Técnicas para manter o uso em um website, app,…

Perceba como a plataforma web do Pinterest propositadamente faz com que o conteúdo no final da tela fique parcialmente visível. Isso faz com que o usuário tenha uma curiosidade em saber o que está ali, parcialmente revelado, fazendo com ele realize uma rolagem da tela. O processo se repete, forçando ainda mais rolagem da tela.
forçando rolagem da tela

Premiação pelo retorno diário do usuário.
Com a adição de uma ‘recompensa variável’, pois a pessoa não tem ideia de qual será exatamente a recompensa no próximo dia. Desta forma o usuário fica sem noção de ‘calcular’ se realmente vale a pena voltar todo os dias para o jogo.
prêmios diários surpresa

Recompensa variável.
A recompensa variável é um poderoso fator em gerar fixação do usuário. Tem um potencial de gerar vício.
Um exemplo clássico são as clássicas máquinas de caça-níquel em cassinos. As premiações são aleatórias e feitas de uma forma bem arquitetada para manter o usuário jogando (apostando). Prêmios são distribuídos de forma ao usuário não desistir de usar o serviço.
Veja um caso interessante. Entre os apps que mais geram lucro para a Apple estão alguns jogos de caça-níquel virtual. Estes jogos não geram nenhuma recompensa financeira para o usuário. O jogador não recebe prêmios em dinheiro. Ou seja, as pessoas jogam apenas perdendo dinheiro.

Distanciamento do real valor do dinheiro.
Uma técnica usada por muitos jogos online é criar uma ‘moeda virtual’ que pode ser comprada com dinheiro real. Essa moeda virtual pode ser então usada para comprar coisas dentro do jogo. Isso faz com que o usuário perca a real noção de quanto vale aquele item do jogo em dinheiro real. Em alguns jogos a mecânica interna é ainda mais confusa, criando vários tipos de moedas virtuais internas com diversos valores. Tudo feito para confundir o usuário e fazer ele investir ainda mais dinheiro (real) no jogo.

Dica de leitura:
Livros:
Hooked: How to Build Habit-Forming Products
(ainda sem tradução para o português)
capa do livro hooked

Leave a Reply