Cursos de Prof. Luís Brudna

Instrumentação 1 – 2020 e 2021

Acompanhe a sequência abaixo.

Aulas gravadas

Aulas do ano 2021

Aula do dia 18 de junho de 2021
https://drive.google.com/file/d/13DjSHvhk9VL9c-fY0TTNvzSr2IK2aIZ2/view?usp=sharing

Aula do dia 25 de junho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1XqxbVtEv6PURjZhyiBEARt6ZgtqCxUIt/view?usp=sharing

Aula do dia 02 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1K0hXMMfNevB0mhxPQdgaQjokrY8g-edF/view?usp=sharing

Aula do dia 09 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1umxVj0p5lcWm-3HPdbSpu2F7dDfyG9nh/view?usp=sharing

Aula do dia 16 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1y1BXM8wphUVUAU8zqS9GPgmpHTjsGbpN/view?usp=sharing

Aula do dia 23 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1o3Z5O_YenH5ItFNkW-LYEpBsvFkYnNFd/view?usp=sharing

Aula do dia 30 de julho de 2021
https://drive.google.com/file/d/1KYore4vrWGQlnZmiLEfvWBiwCd87fnV4/view?usp=sharing

Aula do dia 06 de agosto de 2021
https://drive.google.com/file/d/18zy4aRuJ0YuteKIhD3y5uqjgsuInRvaM/view?usp=sharing

Aula do dia 13 de agosto de 2021
https://drive.google.com/file/d/17V1G-2_1l38nGtP9jGVRIpozrjwjYnqQ/view?usp=sharing

Aula do dia 20 de agosto de 2021
https://drive.google.com/file/d/1bBp3KLVjN69a7NZcynPmGdhYM9oKAv75/view?usp=sharing

Aula do dia 27 de agosto de 2021
https://drive.google.com/file/d/1z2Fh7qVQvReHlb-VGRmukerfGwrJOLWn/view?usp=sharing

Aula do dia 03 de setembro de 2021
https://drive.google.com/file/d/142qHPKhPb8MYiHt0gc9RwXeKQrSwYW62/view?usp=sharing

Aulas do ano 2020

Aula – Introdução
https://drive.google.com/file/d/1W75-W9zwSn3jCS3N13X5Up-0KMoosHQl/view?usp=sharing (acesso com e-mail institucional)

Aula – Busca na internet e base de dados
https://drive.google.com/file/d/10ob2SESfAe_tFO0OBf35i3llS3L5ARFj/view?usp=sharing (acesso com e-mail institucional)

Aula – Apresentação, slides e PowerPoint
https://drive.google.com/file/d/1AkDcvHwjYUoiLRqn9OWJM1CYOLkAMEgg/view?usp=sharing (acesso com o e-mail institucional)

Aula – Segurança, espionagem e privacidade (parte 1)
https://drive.google.com/file/d/17vY3MSEUbBKYgnCYCbTfebO83m8gCjLR/view?usp=sharing

Aula – Segurança, espionagem e privacidade (parte 2)
https://drive.google.com/file/d/1hWrjKvbuSLCgiB1sEBPDtvYQwKLqhT8E/view?usp=sharing

Produção de conteúdo colaborativo
https://drive.google.com/file/d/1ypeKOV9_3VkfZ7mourKujdZrXTMe_DZo/view?usp=sharing

Redes sociais
https://drive.google.com/file/d/1uRm73c4Sn2FNG41eJV01saY_9ms-y6C4/view?usp=sharing

Cursos e aulas online
https://drive.google.com/file/d/1B3b7Top3jcwLbn8uxakmRRVTFeTBvw8F/view?usp=sharing

Celulares, tablets e educação
https://drive.google.com/file/d/16mKCk3eCBzUxk1c40VuW1Nr2-COwLGJL/view?usp=sharing

Dicas do professor

Dicas extras! 😉
– Você sentirá muito sono durante as aulas e após as aulas! Aprender cansa! Nosso cérebro precisa MUITO do sono para aprender. Durma! Ok… não vale dormir durante a aula! 😉
– Aulas podem ser chatas! Não é possível tornar todas as aulas de todas as componentes curriculares em algo maravilhoso e super atraente. Tente prestar atenção nas aulas chatas!
– Para cada hora de aula ‘presencial’ você precisa dedicar pelo menos mais uma hora de estudos. Em algumas componentes curriculares pode até precisar mais do que isso.
– Professores não conseguem adivinhar como será o futuro de sua carreira profissional. Então você provavelmente nunca usará tudo o que aprendeu durante a graduação na vida profissional.
– Aprendemos com repetições de informações. Então o professor repetirá a mesma informação várias vezes durante o semestre.

Sequência das aulas

Aula 1 – Apresentação da disciplina e introdução sobre o que é a internet (componente curricular)
Aula 2 – Busca na internet e bases de dados

Aula – Introdução

Responda o questionário de início da disciplina. (clique no link abaixo)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-VoR2xs9jzjT4m3Ffyfss9TGY85vLorDJx4HJxdrEy8F21g/viewform?usp=sf_link


Aula – Google Drive (Docs) e edição colaborativa

Acesse https://drive.google.com/


Aula – Busca na internet e em base de dados

Uso do Google Acadêmico (Google Scholar)

Sobre o Archive.Org

https://www.youtube.com/watch?v=IVbnyx5xM3A

Como usar o Google Imagens

Leia o texto em https://resultadosdigitais.com.br/blog/google-imagens/

Cuidado com as “bolhas de filtro” online (vídeo com legenda em português)


Aula – Direitos autorais

Leia os textos
– “O que significa royalty free?” http://ilucato.com.br/lucatowp/lang/pt-br/o-que-significa-royalty-free-what-does-royalty-free-mean/


Aula – Cores e design

Veja o texto em
Cores e design


Aula – Power point e apresentações


Aula – Wikipedia

Leia os artigos
Wikipedia, um recurso educacional aberto? ( https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/337/332 )
Wikis em Educação: potencialidades e contextos de utilização ( http://www.academia.edu/download/20231446/wikis.pdf )


Aula – Redes sociais

Sobre a ideia da ‘Teoria dos Seis Graus de Separação’ – https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_seis_graus_de_separa%C3%A7%C3%A3o

Leia os textos em
– Como sua indignação nas redes sociais pode ter efeito contrário ao desejado
https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-53503478

– The science behind our addiction to ‘likes’
https://www.forbesadvocate.com.au/story/6892055/the-science-behind-our-addiction-to-likes/ (acesse o texto traduzido para o português neste link https://docs.google.com/document/d/1RQG091SjI7IN4lwwN5M_fhg5r6zeQr59dfUU7qNemeQ/edit?usp=sharing )

– Fazendas de cliques (Clickfarms): Como funcionam?
https://controlf5it.com.br/blog/fazendas-de-cliques-click-farms-como-funcionam/


Aula – Inteligência artificial na educação

Podemos construir a IA sem perder o controle sobre ela? | Sam Harris (vídeo com legenda em português)


Aula – Cursos online e MOOCs

Daphne Koller: o que estamos aprendendo com a educação online [Daphne Koller: What we’re learning from online education]
OBS: o vídeo é antigo, mas mesmo assim é interessante.

Leia

MOOC (Massive Online Open Course): entenda o que é e como funciona


Aula – Espionagem, manipulação. privacidade, spam e fakenews

Assista todos os vídeos presentes em ‘Segurança, privacidade e espionagem na internet – vídeos’ http://www.emsintese.com.br/cursos/2017/seguranca-privacidade-e-espionagem-na-internet-videos/

Leia os textos
– ‘Repercussões das fake news na educação em ciências: estímulo ao pensamento crítico e reflexivo no ensino fundamental II‘.
Pesquisa da UFSB analisa papel de indivíduos céticos contra difusão de notícias falsas
O plano chinês para monitorar – e premiar – o comportamento de seus cidadãos
Entenda o escândalo de uso político de dados que derrubou valor do Facebook e o colocou na mira de autoridades [caso Cambridge Analytica]
Astroturfing
Alerta: aterrou um ditador!


Aula – Teoria da Carga Cognitiva


Atividades de avaliação


Informações úteis

O que é uma API? https://canaltech.com.br/software/o-que-e-api/

O que significa TL;DR? https://www.significados.com.br/tl-e-dr/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20tl%3Bdr,%22didn’t%20read%22.

O que é ELI5? https://focanocliente.com.br/eli5-explain-like-im-5/

Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas no EAD
https://eadbox.com/ferramentas-sincronas-e-assincronas/

Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem
https://www.geekie.com.br/blog/gamificacao/


Dicas de livros

Atenção! A leitura destes livros não é obrigatória. É uma seleção de livros para quem tem interesse no assunto.

The Victorian Internet: The Remarkable Story of the Telegraph and the Nineteenth Century’s On-Line Pioneers (Tom Standage)
Superinteligência – Caminhos, Perigos, Estratégias (Nick Bostrom)
O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você (Eli Pariser)
Sem lugar para se esconder – Glenn Greenwald
Eterna vigilância: Como montei e desvendei o maior sistema de espionagem do mundo – Edward Snowden
LikeWar: The Weaponization of Social Media (P. W. Singer)
Sair da versão mobile