A mudança climática pode ter um efeito dominó

O clima da Terra é baseado em um equilíbrio sensível de muitos fatores. Will Steffen, da Universidade de Estocolmo, Suécia, e colegas estudaram quão estável será o clima quando a humanidade conseguir limitar o aquecimento global a 2°C acima dos níveis pré-industriais. Usando simulações, os pesquisadores descobriram que pontos de inflexão e feedback positivo desestabilizam nosso clima mais rápido do que se pensava e que existe a probabilidade de desencadear um efeito dominó.

As pedras de dominó iniciais podem formar os pontos de inflexão, que já reagem a um aumento relativamente pequeno nas temperaturas globais, como o derretimento da camada de gelo da Antártica Ocidental e da Groenlândia e do gelo do mar Ártico. Como isso continua a alimentar o aquecimento por meio de loops de feedback positivo, pode então ser “varrido” por pontos de inflexão com limiares ligeiramente mais elevados, como a corrente oceânica da Corrente do Golfo ou o amortecimento de CO2 do Oceano Antártico. Uma vez que essa cascata seja acionada, ela pode causar um efeito descontrolado que pode catapultar o clima da Terra para fora de sua fase estável, mesmo quando as emissões humanas são reduzidas. A Terra poderia ser de 4 a 5°C mais quente do que as temperaturas pré-industriais e ter o nível do mar de 10 a 60 metros mais alto do que hoje.

Os pesquisadores não podem descartar que essa cascata de ciclos de feedback comece mesmo quando estamos entregando o acordo climático de Paris. Isso significaria manter o aquecimento limitado a 2°C até o final do século. Atualmente, as temperaturas médias globais já atingem 1°C acima dos níveis pré-industriais. As temperaturas médias globais estão subindo 0,17°C a cada década. Se nada for feito, podemos atingir 2°C de aquecimento em menos de 60 anos.

Para evitar esse cenário, segundo os pesquisadores, é preciso levar a ação humana agora e drasticamente para um novo rumo. Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, os amortecedores climáticos do sistema terrestre precisam ser melhor protegidos e regenerados. Isso poderia ser alcançado, por exemplo, por meio de melhorias no manejo florestal, agrícola e do solo. Além disso, a geoengenharia (uma tecnologia que remove o dióxido de carbono da atmosfera e o armazena no subsolo) pode desempenhar um papel importante, segundo os pesquisadores.

Trajectories of the Earth System in the Anthropocene,
Will Steffen, Johan Rockström, Katherine Richardson, Timothy M. Lenton, Carl Folke, Diana Liverman, Colin P. Summerhayes, Anthony D. Barnosky, Sarah E. Cornell, Michel Crucifix, Jonathan F. Donges, Ingo Fetzer, Steven J. Lade, Marten Scheffer, Ricarda Winkelmann, Hans Joachim Schellnhuber,
Proc. Nat. Acad. Sci. 2018.
https://doi.org/10.1073/pnas.1810141115

Texto traduzido por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( [email protected] ). A tradução do original ‘Climate Change Could Have a Domino Effect’ foi gentilmente autorizada pelos detentores dos direitos (Wiley-VCH GmbH – ChemistryViews.org).

Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission. Conteúdo traduzido com permissão, mas o texto em português não foi revisado pelo autor do original. Por favor, não distribua o conteúdo sem permissão.

  • Autor: Marek Czykanski
  • Publicado: 14 agosto 2018
  • Copyright: Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA
  • Fonte/Editor: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America/National Academy of Sciences
  • Fornecedores associados: Dow Chemical, Midland, Mich. USA

Escreva um comentário