Como fazer o Fogovivo do Game Of Thrones

experimento de simulação do fogovivo
Ok, o Fogovivo faz parte apenas do mundo ficcional do livro/série ‘Game Of Thrones’, mas com conhecimento em química podemos fazer algo parecido.

O canal NurdRage apresentou uma reação que pode produzir um efeito similar ao descrito na obra de George R. R. Martin.

O metanol foi utilizado como base para o fogo por queimar com uma chama azul mais límpida, sem a presença de cor amarelada residual. Na falta de metanol você poderia tentar a troca por etanol (álcool comum) que talvez gere um pouco mais de tons amarelados na chama inicial.

Para fazer a chama ficar verde basta adicionar um pouco de borax ou ácido bórico. A presença de sódio no borax causa o aparecimento de flashes de chama de cor amarelada, estragando um pouco a pureza de uma chama totalmente verde.

NurdRage explica então como produzir trimetil borato para se obter uma chama com um verde mais puro – usando metanol, ácido sulfúrico e borax. Os detalhes do procedimento e quantidade dos reagentes podem ser vistos no vídeo abaixo.

O vídeo possui legenda em português. Veja como ativar a exibição.

Cuidados! O ácido sulfúrico é perigoso e corrosivo, o metanol é tóxico e pode causa cegueira se ingerido, e o experimento envolve uso de fogo; portanto somente deve ser realizado por pessoas com conhecimento técnico e dispondo dos equipamentos de segurança necessários.

Se você quer um procedimento mais simples para se conseguir chamas coloridas acompanhe o vídeo abaixo.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( [email protected] ).

Escreva um comentário