O ácido nítrico dito fumegante é uma solução aquosa com concentração acima de 86%, e a alta concentração é de interesse em processos nos quais a intensa nitração de um composto orgânico é desejada. E, dependendo do composto, a nitração pode significar alto poder explosivo.
O canal do Youtube, NileRed, mostra o procedimento para obtenção do ácido nítrico fumegante partindo de 110 gramas de nitrato de potássio (KNO3) e 60 mililitros de ácido sulfúrico concentrado.
O roteiro do procedimento pode ser visto com mais detalhes no vídeo abaixo. E o rendimento informado foi de 30 mililitros de ácido nítrico concentrado.
O produto final é testado em moedas de cobre, que reagem lentamente em ácido concentrado pelo efeito da passivação do metal. E a diluição com água apressa significativamente o processo.
No final do vídeo o NileRed derrama algumas gotas do ácido sobre luvas de borracha (nitrílica) e luvas de látex para alertar que elas não são adequadas neste caso.
Vídeo com legenda em português. Ative a legenda seguindo as instruções (clique no link para ver as instruções).
Atenção! Somente realize este experimento se você tiver conhecimento técnico, acesso a equipamentos de proteção, vidraria adequada e sistema de ventilação eficientes. Além disso a posse e manipulação de ácido nítrico nesta concentração pode gerar suspeita de uso na síntese de algum tipo de material explosivo. Verifique primeiro se o local tem autorização para a realização deste tipo de procedimento.
Texto e legendas escritor por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle.
E como retiramos o K2SO4???
O ácido nítrico é removido por uma destilação.
Estou fazendo um mapa mental sobre experimentos perigosos .
1 – Ácido Nítrico Fumegante
2 – Água no ácido sulfúrico
3 – Cloreto de potássio e balas de gelatina
Queria saber qual tipo de equipamento de proteção é utilizado em casa um deles
Com esse tipo de reação teria que ter um laboratório equipado e com equipamentos de segurança de nível profissional.
NUNCA realize este tipo de experimento em casa. O resultado pode ser *extremamente perigoso*.