Quiralidade como uma luva

mão sobre quadro branco
Esta imagem permite fazer uma analogia e imaginar como funciona a quiralidade em um composto químico. Usando como exemplo uma mão, vemos que se desenharmos uma mão esquerda em um quadro branco e tentarmos sobrepor uma mão direta sobre a imagem, não ocorrerá um encaixe adequado do desenho com a mão. O mesmo pode ser notado quando alguém tentar apertar a mão direita de uma pessoa usando a mão esquerda; ou tenta utilizar uma luva trocada.
Tal fenômeno existe também na química, pois algumas estruturas químicas inicialmente pareceriam ter a mesma função, por terem os mesmos átomos. Na verdade apresentam atividades diferentes por terem tais átomos ligados em posições que os diferenciam; da mesma forma como uma mão direita é diferente de uma mão esquerda – não pela existência dos dedos, mas pela posição destes.
Digamos, por exemplo, que a mão desenhada no quadro fosse uma fechadura que só é ativada com a chave certa; e neste exemplo somente a mão esquerda seria a “chave” certa para ativar esta “fechadura”. Analogia semelhante pode ser aplicada na função biológica de certas moléculas, que agem somente quando existe um “encaixe” adequado. E# somente a molécula com a “estrutura certa” poderia servir na posição certa.

Imagem em licença Creative Commons (by-nc-sa).
by nc sa

Texto escrito por Lígia Bartmer.

Escreva um comentário