Perdendo alguns dedos em uma reação química

martyn levanta a mão mostrando como o colega perdeu os dedos
Professor Martyn Poliakoff conta como um colega perdeu alguns dedos da mão em um acidente no laboratório. E em seguida demonstra uma reação que gera o perigoso composto.

O procedimento:
Em uma proveta coloque uma solução aquosa de dicromato de potássio, um pouco de ácido sulfúrico; então adicione cuidadosamente um pouco de éter etílico.
O éter permanecerá acima da camada aquosa, permitindo que um pouco de peróxido de hidrogênio seja adicionado, resultando em uma reação que prossegue ao fundo da proveta.
O azul escuro é decorrente da presença de CrO5, um composto estabilizado em éter.

Não tente repetir o experimento sem conhecimento detalhado das concentrações, quantidades e procedimentos de segurança necessários neste caso.

Vídeo com legendas em português.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ) – Universidade Federal do Pampa – Bagé.

Escreva um comentário