Olimpiceno – Química nas Olimpíadas

Professor Martyn
A Olimpíada em Londres já terminou, com o Brasil em 22° colocado no quadro geral de medalhas.

Dentre as várias ações criadas para promover o evento, os químicos ingleses, da Royal Society of Chemistry, participaram com a criação de uma molécula que tem a sua estrutura parecida com os anéis que simbolizam os jogos Olímpicos – batizada de Olimpiceno.

Estrutura do composto:

O Professor Martyn Poliakoff da Universidade de Nottingham percebeu que a estrutura do Olimpiceno não imita com precisão os anéis Olímpicos, faltando o entrelaçamento na estrutura. Então ele lembra que alguns compostos possuem este entrelaçamento, e são conhecidos como catenanos.

Martyn também relata os avanços nas técnicas de síntese dos catenanos e lança um desafio aos químicos para conseguir sintetizar uma imitação dos anéis Olímpicos por estas mesmas técnicas. Superando o desafio percebido que provavelmente impede da criação de estruturas com um número ímpar de anéis, que é o caso do símbolo que tem 5 anéis.

Vídeo com legendas em português.

Este tipo de molécula imitando anéis Olímpicos não é algo novo na química, já em 1994 uma molécula foi batizada de olimpiadano, com uma estrutura bem semelhante à proposta por Martyn.

Por enquanto nenhum destes compostos encontrou aplicação prática direta.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( [email protected] ) – Universidade Federal do Pampa – Bagé.

Escreva um comentário