Categories: Físico-química

Movimento em água quente e fria


Água fria na esquerda e quente na direita.
O corante vermelho se espalha rapidamente por todo o líquido que está quente, mas faz isso de forma um pouco mais lenta no líquido frio. Por que?
A explicação vem de 1827, quando o botânico escocês Robert Brown observou, por meio de um microscópio, pequenos grãos de pólen de plantas, que flutuavam dentro da água. Sua hipótese foi da existência de vida naqueles pólens, pois não havia outra explicação de onde vinha aquela energia que movia essas partículas. Ele testou outras substâncias, como teia de aranha, e até substâncias inorgânicas, descartando a possibilidade de ser em relação a vida. Várias explicações foram dadas até que em 1877, o jesuita belga Joseph Delsaulx escreveu: “No meu modo de pensar, esse fenômeno se deve ao movimento térmico das moléculas do líquido que circunda as partículas”.

O movimento das partículas em um líquido é um caminho irregular e imprevisível. E atualmente é conhecido como movimento browniano, em homenagem a Robert Brown.
As moléculas da água estão em constante movimento e se colidam, continuamente, e foi isto que Brown observou na mistura de água e pólen.

De acordo com a experiência registrada na fotografia acima, as moléculas do corante colidam com as da água, que também estão em movimento. A água quente tem suas moléculas mais agitadas por causa da temperatura elevada, permitindo assim um deslocamento mais rápido das partículas. Assim, o corante se dispersa mais facilmente do que na água fria.

Texto escrito por Victória Kopp.

Imagem em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Imagem em licença Creative Commons (by-nc-sa).

View Comments

    • Tentamos divulgar o máximo possível dentro do tempo disponível. Também não temos recursos financeiros para qualquer divulgação que envolva pagamento.
      Contatos com a gentileza dos usuários para divulgar o site.
      Abraços
      Prof. Luís Brudna - Coordenador do 'Em Síntese'

    • A equipe é pequena. Atualmente estamos envolvidos em outras atividades, em breve teremos mais novidades.
      desculpe pela lentidão em atualizar o blog. ;-)

  • parabéns a equipe do site! os conteúdos são realmente muito interessantes.

    tenho formação na área de química e vejo que existem pouquíssimos sites q envolvam os conceitos físicos e químicos com o cotidiano das pessoas. e vcs são uma das raras excessões!

    novamente, meus parabéns!

  • Eu queria saber um exemplo do dia a dia para esse experimento, tenho uma feira de ciências na escola meu experimento é exatamente esse e preciso de no mínimo um exemplo.
    Ps: muito boa a explicação de vcs me ajudou muito

  • olá, vou fazer uma experiência de inversão térmica e para isso vou usar corantes, qual corante me indica que dissolve melhor em água.
    Parabéns pelo site continue.

    • Corantes alimentícios se dissolvem bem em água. Aqueles corantes pra bolos são bons pra colorir água. Alguns chegam a usar suco em pó pra dar uma cor na água, é uma opção.

  • ola sou aluna e vou fazer um experimento igual a ese e queria saber que tipo de corante e este ?

  • oiii
    queria saber pq o corante se dissolve na água! se puder ajudar fico agradecida
    é para um trabalho da escola!