Suspiros de Eta Carinae


(clique na imagem para ampliar)
A característica núvem de gás em forma de balão soprada de um par de estrelas massivas, conhecidas como Eta Carinae, tem impressionado astrônomos por décadas. Eta Carinae tem um temperamento volátil, tendendo a violentas explosões durante os últimos 200 anos.

Observações feitas pelo, recentemente reformado, Space Telescope Imaging Spectrograph (STIS), a bordo do telescópio espacial Hubble, revela alguns elementos químicos que foram ejetados na erupção vista na metade do Século 19.

O STIS analisou as informações químicas em uma estreita seção de um dos gigantescos lobos de gás. No espectro resultante, ferro e nitrogênio definiram o limite externo do vento massivo, um fluxo de partículas carregadas, da Eta Car A, a estrela primária. A quantidade de gás sendo levado embora pelo vento é equivalente a um Sol a cada 100 anos. Enquanto esta “perda de massa” pode não soar como tão grande, de fato é uma taxa enorme entre estrelas deste tipo. Uma estrutura muito tênue, vista em argônio, é evidência de interação entre ventos da Eta Car A e Eta Car B, a mais quente, menos massiva, e secundária.

Eta Car A é uma das estrelas mais massivas e mais visíveis no céu. Por causa da massa extremamente alta da estrela, é instável e usa o seu combustível rapidamente, comparado com outras estrelas. Tais estrelas massivas tambpem tem vida curta, e esperamos que a Eta Carinae explodirá em um milhão de anos.

A Eta Carinae foi primeiro catalogada por Edmund Halley em 1677. Em 1843 Eta Carinae era uma das estrelas mais brilhantes no céu. E lentamente enfraqueceu até que em 1868 tornou-se invisível no céu. A Eta Carinae começou a brilhar novamente na década de 90 e tornou-se novamente visível a olho nu. Por volta de 1998 e 1999 seu brilho repentinamente e inesperadamente dobrou.

Eta Carinae está a 7500 anos luz na constelação Carina.

Fonte: Probing the Last Gasps of Doomed Star Eta Carinae

A imagem acima foi obtida pela união de duas outras imagens, veja aqui mais alguns detalhes técnicos de como as imagens foram obtidas e organizadas.

Para mais imagens relacionadas com os elementos químicos visite:
Imagens da Tabela Periódica

Escreva um comentário