Proteção térmica do Ônibus Espacial

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imagem térmica simulada
Os ônibus especiais americanos utilizam coberturas de proteção contra diversos tipos de agressões que possam ocorrer contra a estrutura.
Uma das agressões é o aquecimento da fuselagem que ocorre na ocasião da reentrada do equipamento na atmosfera. A proteção precisa aguentar, em algumas partes, temperaturas que podem chegar até 1650 oC.
Cada área da estrutura precisa de uma tática diferente de recobrimento.
Na Wikipedia podemos ver um diagrama das diferentes regiões e diferentes tipos de cobertura utilizados.
https://en.wikipedia.org/wiki/Space_Shuttle_thermal_protection_system

Em boa parte a cobertura é feita com blocos de LI-900, que é feito de fibras de quartzo fundido (sílica com pureza 99,9%), sendo 94% do volume em ar. Cada bloco deve ser feito para se encaixar perfeitamente em uma determinada parte da superfície, como em um quebra-cabeças gigante.

Demonstração do poder isolante de um desses pedaços de recobrimento. A descrição do vídeo indica que é um LI-900.
Logo após aquecer a superfície é possível pegar o bloco pelas bordas.

Um ainda mais impressionante.

Vídeo em inglês.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ) – Universidade Federal do Pampa – Bagé.

Comentários

13 respostas para “Proteção térmica do Ônibus Espacial”

  1. joilson

    quero saber quantos cavalos de força tem os motores de um onibus espacial tem.

  2. alcindo battirola

    Gostaria saber quantos cavalos de força tem um onibuis espacial

    obrigado

  3. admin

    aproximadamente 37 milhões de HP.

  4. Hélio Tavares de Oliveira

    Sou facinado na história espacial. Leio bastante quase tudo sobre os ônibus espaciais, mas gostaria de saber como é o choque térmico do ônibus espacial quando da reentrada na atmosfera? Qual o tempo que a nave fica exposto suportando esta altíssima temperatura? E como os vidros e borrachas suportam este choque?

  5. admin

    Infelizmente não possuo as informações que procura.
    Indico o próprio site da Nasa como fonte para consulta
    http://www.nasa.gov/

  6. GETÚLIO MAIA

    gostaria de saber de qual local do Brasil vem a areia que se retiram as fibras de silício que recobrem a fuselagem do ônibus espacial.

  7. Iuri Oliveira

    Gostaria de saber se uma nave espacial suportaria temperaturas muito baixas, como por exemplo a baixa temperatura para sair da galaxia

  8. admin

    Naves espaciais estão adaptadas à temperatura do espaço. Em viagem à Lua as temperaturas eram bem baixas.

  9. Rogerio Bernardo do Nascimento

    gostaria de saber se pra entrar na astmosfera e presciso de velocidade , me e possivel sai dela sem precisar usar muita velocidade ou seja nave poderia devagar ela consegueria sair do planeta e quanto tempo levaria

  10. Rogerio Bernardo do Nascimento

    me diz uma coisa a gente ve fala que planeta ta em posse alguma nave alienigena eles nao poderia explorar as tecnologia pra descobrir com uma nave deles possa voar tao rapido ou tb descobrir com eles usa as camuflagem da nave

  11. Caio

    Não acredito que o homem tenha ido pra lua, hoje em dia pode até ser que vá, porém em 1969 era uma tecnologia muito primitiva, na minha humilde opinião, os usa e os russos estavam na corrida ao espaço para esconderem outras coisas. Minha opinião só isso.

  12. Jhonatas Flor de Sousa

    Olá eu pesquisei muito sobre a Saturn V, mas não consegui encontrar do que era feita sua fuselagem.

  13. Rozenval Antonio de Oliveira

    Gosto muito de tecnologia principalmente em relação às pesquisas espaciais e também as grandes engenhocas criadas pelo homem para exploração espacial.
    O que me fascina ainda, são os sistema de isolação térmica a base de mica e outros componentes uns sintéticos e outros naturais que protegem as naves espaciais quando da reentrada na atmosfera da terra e de outros planetas.

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