Seria um avanço muito promissor encontrar um material barato e de manufatura simples para se construir uma célula solar transparente. Um dispositivo desta natureza permitiria, por exemplo, construir uma janela que ao mesmo tempo é transparente e pode ser usada para geração de energia.
Este tipo de tecnologia demanda a existência de condutores do tipo N e do tipo P, que sejam transparentes.
Atualmente existe a possibilidade de usar óxido de índio estanho, que é transparente, para os do tipo-n. Mas existem barreiras tecnológicas para se obter um do tipo-p com as propriedades desejadas para a aplicação.
Simulações e cálculos realizados pelo Instituto Fraunhofer, na Alemanha, indicaram que o fósforo é adequado para a dopagem tipo-P para o óxido de zinco, e que o nitrogênio pode ser ainda mais promissor nesta aplicação.
Via Physorg
Deixe um comentário