Não tente isto em casa

episódio sobre explosões
Um recente documentário produzido pela BBC, Explosions: How We Shook The World (Explosões: Como abalamos o mundo), ainda sem versão em português, mostra a história dos explosivos.

Indo desde as remotas descobertas dos chineses de misturas que dariam origem à pólvora, até mais recentes entendimentos da tecnologia nuclear, o documentário exibe demonstrações do modo de manufatura e detonação de diversos explosivos químicos.

No clipe (oficial) abaixo, Jem Stansfield visita a Defence Academy na Inglaterra para mostrar o processo de síntese da nitroglicerina, e em como a sua detonação é rápida e poderosa.

A molécula de nitroglicerina é instável, e sua decomposição é rápida, energética e libera uma grande quantidade de gases. A velocidade da reação e a produção de grande volume de gases estão entre os determinantes de seu poder destrutivo.

Para mostrar como a rápida expansão de um volume de ar contribui para o poder explosivo de um material, Jem Stansfield utiliza uma simples garrafa plástica na qual ar é pressurizado até sua ruptura.
Veja o resultado.

Repetindo. Não tente isto em casa!
Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( [email protected] ) – Universidade Federal do Pampa – Bagé.

Um comentário

  1. Roberto Berlinck out 27, 2010

Escreva um comentário