Mentos e coca-cola

chafariz de coca cola e mentos

A curiosidade pelo efeito da adição de Mentos em coca-cola foi tanta que o assunto já deu origem a pelo menos dois artigos publicados em revistas científicas.

Um deles, publicado no Journal of Chemical Education, enfoca no potencial educacional do problema, com uma comparação entre diferentes métodos de geração do jato de refrigerante e as suposições feitas pelos estudantes com base nas expectativas e nas informações coletadas em diversos experimentos realizados em sala de aula.

O segundo artigo, publicado no American Journal of Physics, traz uma abordagem mais científica, procurando sistematicamente o real responsável pela produção do efeito de jato verificado na mistura de Coca Diet e Mentos.

Os dois artigos concluíram que a melhor combinação para produzir um jato mais forte era de Mentos com Coca Diet. E os pesquisadores do segundo artigo foram mais longe, analisando os diversos fatores que poderiam afetar na eficiência da produção do jato. Os dados confirmaram que o aspartame e o benzoato de potássio (conservante) possuem papel essencial no vigor da reação. Também a elevada rugosidade do Mentos pode contribuir para uma facilitação na nucleação de bolhas na superfície do material. E ainda, como era de se esperar, que um refrigerante mais quente gera uma reação mais forte.

Os experimentos haviam sido realizados pelo programa MythBusters (Caçadores de Mitos – Episódio 57), e os resultados foram bastante semelhantes aos obtidos no segundo artigo.

Mentos and the Scientific Method: A Sweet Combination
Eichler, Jack F.; Patrick, Heather; Harmon, Brenda; Coonce, Janet.
J. Chem. Educ. 2007, 84, 1120.

Diet Coke and Mentos: What is really behind this physical reaction?
Tonya Shea Coffey
American Journal of Physics — June 2008 — Volume 76, Issue 6, pp. 551-557
DOI: 10.1119/1.2888546

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( [email protected] ) – Universidade Federal do Pampa – Bagé.

Um comentário

  1. Tontom jun 1, 2009

Escreva um comentário