História da química – Juergen H. Maar

livro historia quimica capa
O excelente livro “História da Química – Parte I – dos Primórdios a Lavoisier” foi publicado em edição ampliada e revisada, com inclusão de novos assuntos, 946 páginas e 121 ilustrações (ISBN 978-85-60826-26-1).

Sobre o segundo volume – de Lavoisier ao Sistema Periódico – Jurgen Maar informa que está pronto e está sendo editorado, para uma publicação se possível em maio ou em junho de 2009, ele afirma que tudo depende de entendimentos com uma editora. O livro terá cerca de 1000 páginas e aproximadamente 150 ilustrações, e aborda em sete longos capítulos (não de forma rigorosamente cronológica, é claro), a evolução da Química de Lavoisier à Tabela Periódica de Mendeleiev : a Química do Período de Transição (de Lavoisier até a Teoria Atômica de Dalton), a química quantitativa e a nova Teoria Atômica, o período de Berzelius com a discussão dos grandes problemas químicos da época, os primórdios da Química Orgânica, a evolução da Química Inorgânica, a Química Orgânica até 1870, a evolução de um sistema periódico. Como no volume anterior, ele informa que há uma preocupação com a inserção dos assuntos discutidos na história da ciência como um todo, com o contexto histórico e cultural, bem como com aspectos filosóficos inerentes aos diferentes temas.

O terceiro volume, que pretende encerrar a série “História da Química”, está como em fase de manuscrito. Maar afirma que prefere manuscrito, pois ele acha que a melhor maneira de apresentar e discutir todo o vasto material é mesmo um manuscrito, posteriormente digitado para as necessárias correções, acréscimos e atualizações. Por enquanto estão concluídos (em termos) os capítulos sobre Nascimento e Evolução da Química Analítica, e Nascimento e Evolução da Físico-Química, bem como notas sobre a química orgânica desde van’t Hoff e Le Bel, ao todo umas 500 páginas. Será um trabalho ainda demorado, a redação de cada volume exigiu dois anos e meio, a deste último certamente será tão ou mais demorada.

7 comentários

  1. Dilson nov 5, 2009
  2. admin nov 7, 2009
  3. Guaraci ago 26, 2010
  4. Pingback: Lavoisier ao Sistema Periódico mar 2, 2011
  5. oculto abr 8, 2011
  6. franciele abr 24, 2011
  7. Marcelo Honório Virgolino ago 31, 2018
  8. admin set 4, 2018

Escreva um comentário